sábado, 21 de setembro de 2013

Simón bolivar,o libertador da américa

    Simon bolivar nasceu em Caracas,atual capital da Venezuela, em 1783.ainda menino ficou orfão e foi entregue a um tio, mas quem realmente o criou foi uma mulher negra chamada Hipólita(por isso,Bolivar era contra a escravidão).aos 14 anos, Bolivar entrou para uma escola militar(experiência muito útil para a luta que bolivar travaria mais tarde).quando completou 16 anos, foi a Espanha completar seus estudos e lá se casou. na europa, entrou em contato com as ideias iluministas e entusiasmou-se por elas. Ainda na europa,fez um grande discuros, onde afirmou:"não darei descanso ao meu braço e nem repouso á minha alma,enquanto não houver quebrado as correntes que nos oprimem por vontade do poder espanhol.( Bolivar regressou a europa após o falecimento de sua esposa,lá ele viu a coroação do rei napoleão I em Paris,no ano de 1804).
       Da europa,Bolivar foi para os Estados Unidos,pais cujo exemplo(a independência americana)o encorajou a continuar sua luta pela independência da américa espanhola. ao voltar a Venezuela, formou um exército de libertação á frente do qual venceu diversas vezes as forças espanholas. Entre elas, a batalha de Caracas(venezuela),onde ele assumiu o poder, sendo proclamado o "libertador" em 1821. a outra foi a batalha de Boyacá,quando 4 mil soldados(sul americanos e BRITÂNICOS) liderados por Bolivar,cruzaram os andes e derrotaram os espanhóis, conquistando  a independência da Colômbia.
       O exército de Bolivar libertou a colômbia, a Venezueça, o Equador e a região que hoje é a Bolivia(o nome da bolivia é inspirado no nome de Simón Bolivar, Bolivar e Bolivia.). seu sonho era que as novas nações livres se  unissem e formassem uma única nação, a grande Colômbia(o nome é uma homenagem a Cristovão Colombo). porém,esse sonho não teve continuidade,já que a américa latina se separou em vários paises.

reino da Espanha 
 batalha de boyacá
   Caso você queira ficar sabendo mais sobre a batalha de boyacá(que deu a independência a colômbia)acesse esse site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boyac%C3%A1

Nenhum comentário:

Postar um comentário