No século XVIII,com o crescimento das colônias e o enriquecimento da elite colonial,o antigo sistema começou a receber duras criticas.já que ele não atendia mais aos interesses dos colonos,que queriam comerciar livremente com outros paises.
Álem disso,o sistema do monopólio,que só deixava a colônia comerciar com o colonizador,como por exemplo o Brasil só podia negociar seus produtos com Portugal ou o México só podia negociar com a Espanha.isso desagradava muito os colonos,que com a revolução industrial,queriam negociar com paises como os Estados Unidos e a Inglaterra .sem falar que os industriais queriam aumentar suas vendas comerciando livremente com os paises da américa latina.este é o principal motivo para que a Inglaterra começasse a apoiar os movimentos de libertação nos paises que eram colônias da Espanha.
E o iluminismo também inspirou os revolucionários latinos,com suas idéias de liberdade.o iluminismo também inspirou a abolição da escravidão não só na américa espanhola, mas no mundo inteiro.
No final do século XVIII,a opressão espanhola sobre a américa se intensificou.já que para sustentar as guerras que o reino da Espanha se envolveu.a monarquia espanhola aumentou os impostos nas colônias.nos últimos 25 anos do século XVIII,as colônias enviaram a Espanha cerca de 10 milhões por ano,só em impostos.
Sem falar que a Espanha impedia os colonos de montar manufaturas têxteis,chamadas de obrajes,foram destruidas a mando das autoridades espanholas.a produção de seda na américa foi liquidada.
A gota da água,foi que com o expansionismo francês,Napoleão invade os reinos de Portugal e Espanha.Na Espanha Napoleão coloca seu irmão,José Bonaparte afrente do reino espanhol(os espanhóis começam a chamar José de "zé garrafa").os espanhóis não reconhecem josé como ri,oque criou muita instabilidade nas colônias.
No processo de independência,os ingleses apoiaram os revolucionários,já que queriam que eles fossem independentes para conseguir vender seus produtos a eles.
as obrajes |
Zé garrafa ou José Bonaparte |
http://www.infopedia.pt/$jose-i-bonaparte
Nenhum comentário:
Postar um comentário