segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Os Trabalhadores Assalariados

trabalhadores assalariados na idade moderna
    No periodo pré- histórico muitos homens trabalhavam em troca de escambo,com o tempo o ser humano foi evoluindo,inventou o dinheiro e as indústrias,mas o homem continuo a trabalhar exalstivamente e ganhar pouquissimo.
    Na época da idade antiga,a escravidão se torna base do trabalho,quase toda a população era escrava,mas o trabalho assalariado passou a ser comum nas relações de pequeno porte,como a contratação de alguém sendo feita por um politico ou artesão.
    Na idade média a sociedade é transformada e a servidão substitui a escravidão,mas o trabalho assalariado continua com a mesma funçõa da idade antiga.mas na idade moderna o capitalismo comercial se desenvolve em escala mundial e o trabalho escravo torna-se novamente comum,principalmente nas colônias.
     Na própria idade moderna se criaram movimentos filosóficos como o renascimento e o iluminismo,que apoiavam a facilidade de mobilidade social(uma maioria esmagadora dos trabalhadores assalariados foram pobresvaté a sua morte)e abominavam a escravidão.
     Na idade contemporanêa,a escravidão e a servidão são finalmente finalizados e o trabalho assalariado se torna o protagonista das relações de produção.
      Dois fatores ajudaram o trabalho assalariado a se tornar o grande protagonista das relações de produção.um deles foi a própria revolução industrial,que com o livre decorrimento dos cercamentos,e a acumulação de capital nas mãos da burguesia,se criou uma classe operária e o aumento de produção.se expandiu no século 19 a outros e fez com que paises industrializados,como a inglaterra,incentivassem a abolição da escravidão para a ampliação dos mercados consumidores e de mão de obra.
     O  outro fator foram as revoluções burguesas(a revolução francesa e americana).esss revoluções foram movidas pelas filosófias do iluminismo,que eram totalmente contra a escravidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário