A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
DEFINIÇÃO
A revolução industrial foi um processo histórico que culminou na substituição das ferramentas de trabalho pelas máquinas, da fabricação doméstica pelo sistema fabril.
Com o advento das máquinas criou a base de para desenvolvimento material, inovador para a época.
Impulsionadas pelas pesquisas científicas, as fábricas passaram dispor para as pessoas uma infinidade de materiais. Isto serviu para modificar tanto o cotidiano como também a maior parte das relações sociais.
ORIGENS
A revolução industrial começou na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Foi beneficiada pelo acumulo de capital que consolidou o sistema capitalista e colocou fim a prepotência do capital mercantilista sobre o industrial.
DESENVOLVIMENTO
Momentos no processo de industrialização em escala mundial:
1760 a 1850 – A revolução chega a Inglaterra. Predominou a fabricação de bens de consumo, especialmente têxtil e a energia a vapor.
1850 a 1900 – a industrialização expande-se pelo mundo, aproximando a outros países da Europa, com a Bélgica, França, Alemanha, Itália, Rússia. Além dos Estados Unidos e do Japão. Aumenta a concorrência, a indústria de bens de fabricação e a expansão das ferrovias. Surge novas formas de energia, como hidrelétricas e os derivados do petróleo. Além das melhorias no transporte, como as locomotivas e os barcos a vapor.
1900 a 1980 – começa a formação das multinacionais. A produção fica automatizada, inicia-se a produção em série e a sociedade de consumo em massa.
Amplia-se os meios de comunicação, e surge a indústria química e eletrônica, a engenharia genética e também robótica.
1980 em diante – a revolução passa também para o lado tecnológico e amplia seus ramos. Um ramo de destaque é a informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário