Lampião |
Em 1970 o historiador inglês Eric Hobsbawm classificou Lampião como um bandido social , bem ao lado de Robin Hodd ( mesmo não existindo provas concretas que Robin Hodd existiu ) e o norte americano Jesse James .
Mas é pura balela !!!.
O cangaço não defendia os pobres nem aqui e nem na China . Pelo contrário algumas vezes os cangaceiros chegavam a roubar , matar e até molestar os pobres .
E Lampião não era inimigo de todos os coronéis . Pelo contrário . Um ex- cangaceiro disse que ele dava a vida para estar entre alguns deles . Ele até ganhava presente de alguns coronéis .
O cangaço era um grupo muito parecido com o crime organizado carioca dos dias atuais . Ele ( O cangaço ) tinha forte senso de hierarquia e suas próprias noções de justiça .
E a história de que Lampião entrou no cangaço para vingar a morte do pai é verdade . SÓ QUE NÃO !!!.
Na verdade , o pai Lampião morreu por causa do próprio Lampião . Na época Virgulino já havia matado um rapaz de 15 anos e já havia efetuado vários roubos pelo interior de Alagoas com seus amigos . O policial entrou na casa atrás de Lampião e seus amigos . Mas só o pai de Lampião estava em casa . O policial entrou atirando e assim matou o pacato pai de Lampião .
Lampião gostava de luxo . Ele adorava ficar andando pelo sertão exibindo suas jóias que ele ganhava ou roubava dos coronéis . Ele usava roupas chamativas e lenços mais coloridos que todo o arco-iris junto .
Lampião amava tanto um perfume francês que havia ganhado de presente de um coronel que ele chegava a passar ele nos seus cavalos .
Essa é a real face de Virgulino Ferreira da Silva . Um dos maiores ladrões das décadas de 1920 e 30 , que até hoje é considerado herói por alguns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário