sábado, 1 de fevereiro de 2014

Uma visão diferente da história

Cristóvão Colombo
   Será que realmente foi Cristóvão Colombo que reencontrou a América ???.
    No livro 1421 : O ano em que a China descobriu o mundo , o ex-comandante da marinha britânica Gavin Menzies analisa mapas e rotas e afirma que , durante a dinastia Ming , os chineses tinham recursos o bastante para ir e voltar da América .  Para completar a tese de que Colombo não foi o primeiro o homem a reencontrar a América , foi encontrado um mapa-múndi chinês de 1418 na própria china . No mapa ( que vale lembrar é de 1418 . Exatos 74 anos antes de Colombo desembarcar na América ) todos os continentes do mundo estão em seus devidos lugares .
    E sem falar que descobertas arqueológicas sugerem que Vikings , romanos e Egípcios também tenham dado uma passadinha na América antes de Colombo .
     Outro mito é a verdade sobre o papai noel . 
     A lenda do papai noel foi inspirada em São Nicolau , um bispo que viveu na Turquia no século 4 e saia por ai distribuindo dinheiro para os pobres .
     Mas na verdade o São Nicolau não andava de vermelho . Tanto que os primeiros retratos do papai noel e do santo ele estava com uma roupa verde .
     E a coca-cola não foi a primeira empresa a vestir o bom velhinho de vermelho . Antes disso Thomas Nast , um ilustrador americano , já havia desenhado o bom velhinho de vermelho em 1862 . E a empresa de bebidas White Rock mostrava papai noel de vermelho em seus anúncios desde de 1923.
Marco Polo
     Muita gente acredita que Marco polo um mercador italiano junto com um pai e um tio , foi um dos primeiros ocidentais a visitar a Ásia . E que o mercador voltou 24 anos depois , falando o que ele tinha descoberto sobre a então desconhecida China . Ele falou que na China havia dinheiro de papel , pedras negras que pegavam fogo e pratos de barro fino e branco usados para comer .  Ele ficou famoso pelo seu livro  chamado de " O Livro das Maravilhas" .
    Mas na verdade Marco Polo nunca foi a China . Erros e omissões no livro do viajante deduram que ele provavelmente nunca colocou os pés na Ásia . As histórias do livro seriam relatos de viajantes persas e árabes ou até copiadas de outros livros .
    Outra coisa que prova que Marco Polo não foi a China é que em nenhum momento ele falou da caligrafia , do chá , da tipografia e até a grande muralha . Sendo que todas essas coisas são importantíssimas para cultura chinesa desde daquela época . 
     Alias muitos historiadores acreditam que Marco Polo na verdade poderia nunca ter existido e apenas ser um personagem de Rustichello .
     Será ??? todas essas descobertas nos fazem refletir sobre tudo o que aprendemos na sala de aula .



     





Nenhum comentário:

Postar um comentário