Mas será que ele era apenas um falso líder religioso ou um maluco frustrado com a vida que enganava o povo ? disso ninguém sabe !!!.Mais Antônio Conselheiro pode ser considerado o herói dos homens de negócio ???.
Uma das principais reivindicações do grande líder de Canudos era exatamente a de muitos empresários nos dias de hoje : a redução de impostos !.naquela época,a república tentava organizar um sistema de impostos que taxasse não só mercadorias que entravam e saiam dos portos,mas o comércio interno do pais também.quando vagava pelo sertão,ele comparava os autos impostos as condições de vida em que aquelas pessoas viviam,(e ai a injustiça era grande)e assim ele começou a mandar os seus seguidores que não pagassem os impostos.
Na cidade de Canudos ,vários fiscais e policiais foram cobrar os impostos diversas vezes,mas sempre foram expulsos a pontapés e até tiros,o que tornou a cidade de Canudos uma zona franca do sertão.
Mais o que pouca gente sabe é que a cidade de Canudos não era tão igualitária assim.havia na cidade vários negociantes e comerciantes endinheirados !!!.
O principal deles era Antônio da Mota.dono de uma loja no centro do povoado, que fornecia ferramentas e artigos de couro para as cidades vizinhas.também existiam Antônio Vilanova e Joaquim Macambira,que já eram empresários bem sucedidos antes de irem para Canudos !.os três empresários e Antônio Conselheiro formavam a cúpula de Canudos.alias esses três empresários pediam que o governo atrapalhasse menos seus negócios ,algo que os empresários de hoje em dia também pedem !!!.
Mais isso não é o bastante para considerar Antônio Conselheiro um herói do liberalismo econômico !.fazer isso seria mais equivocado que comparar Antônio Conselheiro a Jesus cristo.mais o exemplo da Canudos empresarial tem o seu valor.mostra como é fácil puxar a imagem de Antônio Conselheiro para lá ou para cá !.
Antônio Conselheiro |
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091211142730AAgwaIl
Nenhum comentário:
Postar um comentário